0

5 alimentos para emagrecer e detonar aquela barriguinha.

dietas para emagrecer 300x200 - 5 alimentos para emagrecer e detonar aquela barriguinha.

Você sabia que exitem alimentos para emagrecer? Esses alimentos desempenham funções interessantes em nosso organismo, fazendo com que o nosso corpo queime mais calorias, facilitando assim o emagrecimento.

Afinal, gastar mais calorias, é isso que os alimentos conhecidos como termogênicos fazem em nosso organismo. Por esse motivo, são fortes aliados nas dietas de emagrecimento.

 

Você sabe quais alimentos desempenham esse efeito? Conheça 5 alimentos para emagrecer que você deve incluir na sua dieta e potencializar seus resultados.

 

Os alimentos termogênicos são aqueles capazes de acelerar o metabolismo e a temperatura corporal, um fenômeno chamado de termogênese. Como consequência, passamos a gastar mais calorias, até mesmo em repouso.

 

  • O que é termogênese?

A termogênese nada mais é, do que o processo que o nosso corpo usa para transformar calorias em energia e calor

 

Isso acontece, uma vez que todas as atividades realizadas pelo nosso corpo consomem energia. Isso inclui o processo digestivo, a respiração, os batimentos cardíacos, a contração muscular, ou seja, absolutamente todas as atividades que o nosso corpo realiza, consomem energia.

 

Por acelerarem o metabolismo, os alimentos termogênicos são capazes de aumentar entre 10% a 15% os gastos calórico diário normal do nosso metabolismo. Por isso, os alimentos termogênicos podem ser grandes aliados para perder peso e queimar gordura.

 

No entanto, não adianta apostar apenas nos termogênicos. Por que, seus efeitos só serão potencializados quando consumidos dentro de uma rotina de vida saudável, combinando alimentação balanceada e a prática de atividade física com bastante regularidade.

 

Além de ajudarem a emagrecer, a maioria destes alimentos tem ação anti-inflamatória e antioxidante, que  aumentam a saciedade e reduzem a sensação de fome.

 

De maneira geral, os alimentos termogênicos, são saudáveis, porém seu consumo excessivo pode causar tontura, insônia, dor de cabeça e problemas gastrointestinais. Portanto, o seu consumo deve ser equilibrado e principalmente com o acompanhamento de profissional, com o intuito de preservar sua saúde.

 

A princípio, pessoas com insônia, problemas cardíacos, problemas na tireoide, bem como mulheres grávidas e crianças devem consumi-los em pequenas quantidades, de acordo com orientação de um profissional qualificado.

 

Certamente que, os alimentos para emagrecer mais conhecidos são: gengibre, canela, chá verde, café e a  pimenta são alguns dos exemplos de alimentos termogênicos que todos deveriam incluir em suas dietas. Veja a seguir tudo sobre esses alimentos e o porquê eles são tão benéficos para a nossa saúde.

 

  • Pimenta Vermelha

emagrecer 300x200 - 5 alimentos para emagrecer e detonar aquela barriguinha.

Imagem por Jill Wellington de Pixabay

As pimentas do gênero capsicum, como a malagueta, dedo de moça, murupi, cumari-do-pará, americana entre outras trazem excelentes benefícios a nossa saúde, nos prevenindo até contra doenças cardiovasculares, diabetes e até de alguns tipos de câncer.

Além disso, elas aceleram o metabolismo, ajudam na digestão, facilitando muito a perda de peso e a melhorar sua qualidade de vida, um dos excelentes alimentos para emagrecer que existem.

Más, seu consumo deve ser controlado e ter a orientação de um profissional, para evitar problemas mais sérios.

 

 

  • Chá verde

 

O chá verde (Camellia Sinensis), assim como suas outras variações, chá vermelho, chá branco e chá amarelo, possui propriedades termogênicas, diuréticas, desintoxicante e estimulante.

 

Seu efeito termogênico vem principalmente da combinação dos polifenóis e da cafeína, presentes naturalmente na planta.

 

O consumo regular do chá verde estimula o aumento da taxa de metabolismo, o que favorece a queima de gordura e consequentemente o emagrecimento. Mas a bebida tem outros benefícios, tais como ação cardioprotetora, diurética, antioxidante, digestiva, entre outras.

 

  • Café

O café certamente é uma das bebida mais consumida em todo o planeta, por ser facilmente de prepara-lá e por ser bastante versátil, além de ser muito gostosa. Más, os benefícios do café não param por ai.

 

Poucas pessoas conhecem os benefícios que essa bebida trazem a nossa saúde, por isso, achamos interessante enumerar os principais  benefícios dele, e estimular ainda mais o seu consumo, com o intuito de promover qualidade de vida.

 

O café é uma bebida que promove a termogênese, facilitando assim a perda de gordura corporal, além disso, ele protege o fígado de diversas doenças, diminui os riscos de contrair o Mal de Parkinson, a diabetes além de combater a depressão.

 

Ainda assim, o café traz importantes nutrientes para o nosso organismo como, vitaminas B2, B3 e B5, além de potássio, manganês e magnésio.

 

  • Canela

chá de canela 300x200 - 5 alimentos para emagrecer e detonar aquela barriguinha.

Imagem de Steve Buissinne da Pixabay

Além de melhorar a digestão, a canela tem efeito antioxidante, ela pode auxiliar na dieta de emagrecimento por aumentar o metabolismo basal e consequentemente o gasto calórico.

 

A canela pode ser incorporada na dieta junto com frutas, sucos, entre outras preparações. Duas colheres de chá ao dia já são suficientes para auxiliar na perda de peso.

 

A canela também é rica em antioxidantes e anti-inflamatórios que auxiliam o nosso corpo a combater os perigosos radicais livres que prejudicam o nosso organismo de diversas formas, inclusive causando o envelhecimento precoce.

 

Já os anti-inflamatórios tem a importante função de combater diversos tipos de inflamações em nosso organismo, inclusive as inflamações em nossas células, facilitando assim o emagrecimento.

 

 

  • Gengibre

O gengibre é um alimento versátil e saboroso que pode ser usado como tempero ou na forma de chás e sucos, o que facilita seu consumo.

 

Fonte de substâncias termogênicas, tais como o gingerol, um pedaço de aproximadamente 1cm diariamente dessa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%.

 

Além de acelerar o metabolismo, o gengibre atua como um anti-inflamatória, ajudando ainda mais no processo de emagrecimento.

 

  • Ômega 3, um dos melhores alimentos para emagrecer.

O ômega 3 é uma fonte de gordura poli-insaturada que facilmente encontrada em diversos alimentos como em peixes, noz, semente de chia, pistache, avelã linhaça entre outros.

 

Ômega 3 é uma excelente fonte de gordura para o nosso corpo e trás diversos benefícios para a nosso saúde, e o seu consumo é de extrema importância para a nossa saúde.

 

Benefícios do ômega 3

 

  • Diminui o colesterol ruim
  • Diminui os riscos de doenças cardiovasculares
  • Melhora as funções do nosso cérebro
  • É rico em anti-inflamatório
  • Combate a depressão
  • Equilibra a pressão arterial
  • Combate a diabetes
  • Melhora a visão
  • Alivia as dores causadas pela artrite reumatoide

Contudo, o seu consumo deve ter acompanhamento de profissional qualificado! Ele te indicara a melhor de ômega para você, e a dosagem correta para suprir as necessidade do seu organismo.

 

  • Chá de hibisco

chá de hibisco 300x200 - 5 alimentos para emagrecer e detonar aquela barriguinha.

Imagem por Nowaja da Pixabay

O chá de hibisco é feito com uma flor chama ” hibisco sabdariffa” que é facilmente encontrada em jardins. Essa flor floresce nas quatro estações do ano, facilitando muito o seu consumo.

 

Esse tipo de chá é rico em anti-oxidantes que protegem principalmente o nosso sistema cardiovascular, e certamente uma das suas principais funções e dilatar os vasos sanguíneos, dificultando assim, o acumulo de gorduras. Além disso, facilita muito a circulação do sangue.

 

Porem, o chá de hibisco deve ser evitado por mulheres gestante, ou que estejam amamentando, pois, esse chá tem efeitos abortivos e trazem riscos enormes as crianças que ainda estão sendo amamentadas.

 

  • Aveia

A aveia é um alimento  de alto valor nutricional, e o seu consumo trará diverso benefícios a nossa saúde. Além disso, a aveia é uma alimento muito versátil, tornando assim, muito fácil o seu consumo.

 

Esse alimento pode ser incluído em receitas de bolos,panquecas, bolachas pães, sucos, vitaminas, em frutas e principalmente como mingau. Ela trás em sua composição diversos nutriente como, fibras, zinco, cobre, ferro, cálcio, manganês, ácido fólico, vitamina E e tiamina.

 

Inegavelmente, com uma composição tão rica em nutriente e vitaminas a aveia deve fazer parte da sua dieta! E, como já mencionamos acima, será muito fácil coloca-la em sua dieta. Contudo, sempre busque a orientação de um profissional de nutrição.

 

  • Alimentos para emagrecer, frutas vermelhas 

dietas 300x225 - 5 alimentos para emagrecer e detonar aquela barriguinha.

Imagem por silviarita de Pixabay

Frutas com um tom avermelhados são muito rica em diversos nutrientes e trazem muito benefícios para nossa saúde. Além disso, são muito saborosas e tem para todos os gostos.

 

São exemplos de frutas com essa qualidade a melancia, maça, morango, cereja, amora etc. Elas trazem em sua composição vitaminas e nutrientes como: vitamina C, fibra solúveis, fósforo, ferro, cálcio, vitaminas A, B, e C, além de ser ricas em antioxidantes que combatem os rádicas livres.

 

Benefícios das frutas vermelhas.

  • Combatem o envelhecimento precoce
  • Melhoram o funcionamento do intestino
  • Diminui o colesterol ruim
  • Diminui os riscos de doenças cardiovasculares
  • Melhoram a memória
  • Fortalecem o sistema imunológico
  • Melhoram a visão
  • Aumentam a saciedade
  • Combatem a anemia
  • Combatem o câncer
  • Tem efeitos desintoxicantes

 

  • Alimentos para emagrecer, Linhaça

A semente de linhaça é rica em nutrientes, proteínas, fibras e ômega 3. O consumo de linhaça nos promove a saciedade, além de serem ricas em antioxidantes que combatem os radicais livres.

 

Certamente que incluir a semente de linhaça em sua dieta, só trará  benefícios a sua saúde como, ajudar no emagrecimento, combate e previne doenças cardiovasculares, fortalece o sistema imunológico, melhora a visão, combate e previne a hipertensão, é uma excelente fonte de energia e diminui os sintomas da TPM.

 

  • Conclusão

Depois de colocar todos os benefícios de consumir esse alimentos em sua dieta, qual vai ser a sua desculpa para se alimentar com mais qualidade? Afinal, motivos não faltam para você começar a se cuidar, praticar algum tipo de atividade física, e enriquecer sua alimentação com alimentos de qualidade.

 

De fato, sua desculpa não pode ser mais a alimentação! Por que enumeramos diversos alimentos que podem ser colocados em diversas receitas, para todos os tipo de gostos.

 

Portanto, não é redundância falar que o ideal é sempre buscar orientação de um profissional! Certamente, ele colocará em seu cardápio os alimentos certo para suprir todas as necessidades do seu organismo.

 

 

Rodrigo Paixão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *