0

6 benefícios dos exercícios anaeróbicos, e como ele ajuda a perder peso.

execícios anaeróbicos 300x169 - 6 benefícios dos exercícios anaeróbicos, e como ele ajuda a perder peso.

Você certamente não conhece esses 6 benefícios dos exercícios anaeróbicos que listamos para você.

Pois, se você, só pratica exercícios aeróbicos com o intuito de emagrecer, saiba que você está perdendo uma ótima oportunidade de aliar os dois (anaeróbico e aeróbico) para potencializar os seus resultados e, conquistar o corpo que sempre sonhou!

 

Você ainda acha que somente os exercícios aeróbicos emagrecem? Pois saiba que os exercícios anaeróbicos são fundamentais nesse processo!

 

Quando falamos em emagrecer, logo vem à mente dieta e praticar atividade física.  Pois, a  conta é muito fácil! Para perder peso, devemos gastar mais calorias do que ingerimos durante o dia.

 

Quanto a dieta, parece ser um consenso de que devemos comer mais legumes, fibras, proteínas e evitar carboidratos,  doces e alimentos processados e industrializados em geral. Más, e os exercícios físicos?

 

Essa é uma pergunta que sempre traz muitas dúvidas nas pessoas que estão iniciando. E, certamente a principal dúvida é, qual é o melhor exercício para emagrecer? Com que frequência devo praticar? E, qual é melhor forma de faze-lo?

 

Há quem diga que são os aeróbicos como: Corrida,caminhada, natação, bicicleta, pular corda ou subir e descer escada. Esse tipo de exercício é comprovadamente um forte aliado para o emagrecimento e também traz diversos benefícios para a saúde.

 

Mas os treinos de resistência também são benéficos! Os exercícios anaeróbicos têm se mostrado grandes aliados não somente para o emagrecimento, mas para diversas condições de saúde, ainda assim traz diversos benefícios a nossa saúde.

 

Os execícios anaeróbicos, geralmente são praticado por pessoas que tem a intenção de ganhar massa magra (músculos). Esse tipo de exercício, usa carboidratos e a reservas de gordura corporal, como principal fonte de energia para executa-lo.

 

 

Veja os 6 benefícios dos exercícios anaeróbicos:

 

1- Aumenta a força e mantém a massa muscular

A partir dos 30 anos começamos a perder massa magra, o que resulta na perda de força, menos tônus muscular e um metabolismo mais lento. Para manter essa massa muscular, exercícios anaeróbicos são fundamentais para que isso aconteça. Afinal é através desses exercícios que construímos e mantemos os músculos.

 

Portanto, se você deseja ter uma velhice mais saudável, é preciso praticar algum tipo de atividade física e manter seu corpo e principalmente sua saúde em dia

 

2- Ajuda na prevenção de problemas de saúde

Os treinos de força podem prevenir e aliviar sintomas como dores nas costas, na lombar e em diversos lugares do corpo, principalmente doenças como a artrite. Além de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e  principalmente a obesidade ou o sobrepeso, ainda assim, ajuda a equilibrar o sistema imunológico.

 

O nosso sistema imunológico é a nossa principalmente devesa contra diversas doenças. Ele é constituído por órgãos, células, proteínas e tecidos, que tem o principal papel de nos proteger contra vírus e bactérias.

 

Por isso, é tão importante te um sistema imunológico bem equilibrado.

 

3- Exercícios anaeróbicos ajudam a manter os ossos saudáveis

exercícios aeróbicos 300x198 - 6 benefícios dos exercícios anaeróbicos, e como ele ajuda a perder peso.

A perda da densidade dos ossos do nosso corpo, é comum conforme envelhecemos. E para manter os nossos ossos saudáveis e prevenir lesões e doenças como a osteoporose, além de ter uma alimentação rica em proteínas e minerais, principalmente cálcio, ainda assim é necessário fortalece-los com exercícios anaeróbicos.

 

Esse tipo de exercício é essencial para seus ossos não se tornarem frágeis, e ganharem resistência para suporta sua rotina diária. Más, sempre indo no limite do seu corpo, para prevenir sua integridade física.

4- Remodela seu corpo

Preocupações com a aparência são muito comuns nos dias de hoje e, ficar bem com seu corpo, deixa-lo tonificado, firme e com uma aparência bem agradável é o que muitas pessoas procuram para se manter com a alto estima bem equilibrada.

 

Portanto, são os exercícios anaeróbicos que tem o poder de esculpir seus músculos, deixando seu corpo todo modelado e com uma aparência agradável. De fato, nenhum outro exercício tem capacidade de transforma tanto seu corpo e tonifica-lo da forma que você tanto deseja.

 

Se você tem o desejo de conquistar ou até mesmo mante um corpo com uma aparência agradável, é necessário praticar algum tipo de exercício anaeróbico e manter uma dieta equilibrada.

 

5- Acelera o metabolismo

Quanto mais massa muscular você tiver, mais ativo será seu metabolismo. Dessa forma, mais calorias você consumirá mesmo em repouso. Músculos consomem muitas calórias te deixando sempre com um corpo bem esbelta.

 

Portanto, alguns cuidados devem ser tomados! Para você evitar pedir o volume dos músculhos, ou seja, catabolizar.

 

O que é catabolismo? O catabolismo acontece quando ficamos várias horas sem nos alimentarmos, ou por falta de um repouso adequado, ou até mesmo por uma virose. Alguns desses fatores faz com que o organismo utilize as proteínas existentes no músculos, para gerar energia para o nosso corpo, diminuindo assim o volume dos músculos.

 

6- Previne e trata a depressão

agachamento 300x200 - 6 benefícios dos exercícios anaeróbicos, e como ele ajuda a perder peso.

Já existem estudos que comprovam que a prática desse tipo atividade física, ajuda a prevenir e até mesmo tratar a depressão. Pois, ao praticar exercícios físicos, o corpo passa a produzir a endorfina, que é considerado o hormônio da felicidade e de proporcionar o bem estar.

 

Os principais sintomas da depressão são: Apatia, falta de motivação, pessimismo, falta de apetite, insegurança, insônia, Ansiedade, angustia entre outros.

 

Portanto, se você manifesta algum desses sintomas, ou conhece alguém que manisfeste os sintomas de depressão, procure uma ajuda especializada! Depressão é uma doença silenciosa e muito perigosa.

 

Exercícios anaeróbicos emagrecem!

Os exercícios anaeróbicos são excelentes para ser incluídos na nossa rotina de treinamento, pois ele trás todos esses benefícios que enumeramos acima.

 

Exercícios anaeróbicos como a Musculação, calistenia, pilates, crossfit, corrida, são alguns dos melhores exemplos de tipo de exercícios. Eles são chamados assim, porque para realiza-los, são usadas as reservas de energia dos músculos, uma vez que são movimentos intensos e breves, exigindo muito esforço dos músculos.

 

Esses tipos de exercícios são os melhores estimulantes musculares para desenvolver e aumentar a nossa resistência, além disso, eles fortalecerem os nossos músculos e desenvolvendo massa muscular.

 

Mas no meio disso tudo, os exercícios de força também ajudam a emagrecer! Foi o que mostrou um estudo feito com mais de 300 adolescentes com sobrepeso. Eles foram divididos em 3 grupos, um realizou somente exercícios aeróbicos, outro grupo só exercícios anaeróbicos e o terceiro a combinação dos dois.

 

Como resultado, obteve-se que ambos os treinamentos, isoladamente, ajudam no emagrecimento. No entanto, a perda de gordura é maior quando se combinam os dois treinamentos! Potencializando os resultados.

 

Mas por que isso acontece? Vamos desvendar a verdade escondida por trás dos exercícios de força, e como eles podem mudar a nossa saúde.

 

Como os exercícios anaeróbicos emagrecem?

exercícios para emagrecer 300x199 - 6 benefícios dos exercícios anaeróbicos, e como ele ajuda a perder peso.

Quando falamos em emagrecer, nos remetemos a gasto calórico e exercícios aeróbicos, que aceleram o nosso metabolismo. Inegavelmente, se comparamos sessões de intensidade “equivalentes”, o treinamento aeróbio chega a atingir um gasto energético maior que o treinamento de força. Porém, não podemos considerar apenas o gasto calórico durante as sessões de exercícios.

 

Diferente dos exercícios aeróbicos, onde a maior mobilização de gordura ocorre durante a atividade, os exercícios anaeróbios propiciam o emagrecimento após o final da atividade, isto é, durante a recuperação.

 

No período de repouso, após o treinamento de força o corpo continua gastando calorias, pois, a  recuperação e construção do músculo eleva o gasto calórico. Além disso, com o aumento da massa muscular, ocorre também o aumento da taxa metabólica basal. Ou seja, mais calorias são queimadas! acelerando ainda mais o emagrecimento.

 

De fato, o que acontece, é que algumas pessoas podem confundir a composição corporal com o não emagrecimento. Pode ser que ao praticar somente musculação, por exemplo, você não note a diferença na balança, porque o aumento de massa muscular pode compensar a diminuição do tecido adiposo quando falamos em peso.

 

Porém, seu corpo terá menos gordura e mais músculo! Além de mais força, resistência física, modelagem do corpo e consequentemente mais saúde.

 

Portanto, se o seu objetivo for perde gordura corporal e, ainda assim ganhar volume em musculatura, o ideal seria aliar o dois tipos de treinamentos (anaeróbico e aeróbicos). Certamente que aliando os dois métodos, seus resultados serão mais visíveis em um espaço de tempo mais curto do que você imagina.

 

Más, sempre busque a orientação de um profissional de educação física. Ele te mostrará a forma exata de executar o exercício, a intensidade e a frequência que o seu que o seu objetivo necessitará. Preservando assim, a integridade do seu corpo e trazendo de fato, os benefícios que a prática dessas atividades física podem trazer para sua vida.

 

Conclusão

Gostou de conhecer esses benefícios dos exercícios anaeróbicos? A pratica regular de qualquer atividade, certamente mudará sua vida para melhor.

 

Não espere mais para dar a devida atenção que a sua saúde e o seu corpo necessitam. Procure a fazer o tipo de atividade física que mais te agradar. Comece aos poucos e passe a intensificar conforme o seu corpo for se adaptando e, sinta, de fato, que você é capaz de mudar sua vida! E, principalmente a sua saúde.

 

Lembrando que nada substitui a orientação de um profissional qualificado, ele sempre será o melhor instrutor  das suas rotinas de treinamento.

 

Sua saúde é o seu bem mais precioso, por isso, de a devida atenção que ela merece.

Rodrigo Paixão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *