0

Treino Hiit, corpo definido em 30 minutos.

treino hiit - Treino Hiit, corpo definido em 30 minutos.

O método de treino HIIT é rápido e muito intenso, ou seja, queimará mais gordura abdominal do qualquer outro treino que você conheça. Portanto, se você é que nem eu, que tem muita dificuldade para emagrecer e, já fez diversos tipos de treinos com poucos resultados.

 

Então, você certamente irá ficar maravilhados com o resultados e os benefícios desse método de treino.

 

O treino HIIT virou uma tendência mundial em atividade física para quem quer perder peso, ganhar músculos e não tem muito tempo.

 

Afinal, você só precisa de pouco mais de 30 minutos diários para realizar uma série eficiente de exercícios HIIT.

 

Ainda assim, não precisa ter equipamentos específicos para praticar esse método de treino.

 

O que é esse tal de treino HIIT?

HIIT é a sigla em inglês para High Intensity Interval Training, ou seja, treinamento intervalado de alta intensidade. Portanto, ele é um método de treino que envolve sessões repetidas de exercícios de alta intensidade, seguidas de tempos de recuperação.

 

O objetivo principal desse método de treinamento é acelerar o metabolismo, fazendo com que o corpo aumente sua capacidade de queimar calorias.

 

A princípio, essa queima tende a permanecer por até 24 horas após o término do exercício. Por isso, se usado da forma correta, pode ser um poderoso aliado na perda de peso, em especial daquela gordura abdominal que tanto incomoda.


O método de treino HIIT virou febre recentemente, mas esse conceito já vinha sendo utilizado no crossfit e aulas de bike indoor, por exemplo.

 

Tempo e intensidade ideal desse método.

treino funcional - Treino Hiit, corpo definido em 30 minutos.

As sessões de alta intensidade do HIIT levam seu corpo a um período de total esforço, elevando sua frequência cardíaca de 85% a 100% da faixa máxima durante o treino.

 

Com duração entre 10 a 30 minutos no máximo! Portanto, durante esses períodos, o corpo passa por um déficit de oxigênio e precisa restaurar o nível que era antes de começar o treino.

 

De fato, isso resultará em um aumento do metabolismo e queimará cerca de 6 a 15% mais calorias em comparação com um treino aeróbio.

 

A princípio, os benefícios do HIIT são alcançados quando se chega de 80 a 100% do volume máximo de oxigênio que o seu corpo consegue capturar durante os intervalos desses treinamentos de alta intensidade.

 

Já os intervalos de recuperação, são os períodos de descanso entre uma sessão e outra, que permitem que o corpo se recupere. A frequência cardíaca deve ficar entre 40% e 50% da faixa máxima nesse período.

 

O HIIT consome mais calorias não só durante os exercícios como também no período pós-treino, ou seja, após o término dos exercícios, o metabolismo fica acelerado por até 24 horas.

 

Como é um treino HIIT?

O que caracteriza um treino HIIT são períodos de exercícios de alta intensidade intercalados com pequenos períodos de recuperação. Sendo assim, não existe um treino HIIT padronizado,

Cada treino deve ser personalizado de acordo com o perfil e a necessidades do aluno.

 

Dessa forma, o método HIIT pode ser feito por iniciantes, intermediárias e avançadas, desde que com acompanhamento. Cada um segue o seu ritmo, respeitando a frequência cardíaca e a intensidade do treino.

 

Um treino intervalado de alta intensidade não requer aparelhos específicos. Ele pode incluir qualquer tipo de esporte ou exercício, como corrida, ciclismo, natação ou mesmo exercícios como agachamentos, flexão de braço, barra fixa e abdominais.

 

Qual é a frequência ideal para praticar o treino HIIT?

Geralmente, o método HIIT é realizado duas ou três vezes por semana, com duração de máximo 30 minutos. Antes de tudo, é preciso fazer um aquecimento eficiente, que pode ser pulando corda ou fazendo alongamento dinâmico e eficiente para evitar qualquer risco de lesão.

 

Em seguida, é executado cada exercício do circuito em alta intensidade até completar 20 minutos.

 

E, geralmente os últimos 5 minutos são usados para relaxamento do corpo por completo.

 

Para deixar o mais esclarecido possível, vamos colocar um vídeos para mostrar como é executado esse método de treinamento e como ele é dinâmico e bem movimentado.

 

 

Cuidados com o HIIT

O treinamento HIIT é uma maneira de potencializar a queima de gordura abdominal e de todo o corpo, além de definir os músculos e melhorar o condicionamento físico.

 

Más, assim como qualquer outro treino, deve ser realizado de maneira correta e com a supervisão de um profissional.

 

Como esse tipo de treino exige o máximo de esforço do corpo inteiro, é de suma importância realizar exames! Principalmente cardíacos, para saber se você está apto a praticar esses exercícios de alta intensidade e conhecer seus limites também.

 

O ideal é que você controle sua frequência cardíaca durante o exercício para não ultrapassar sua frequência cardíaca máxima.

 

Esta pode ser facilmente calculada fazendo uma simples conta. (frequência cardíaca máxima = 220 – sua idade).

 

Por ser muito intenso, o método HIIT não deve ser realizado mais do que duas vezes por semana para evitar o risco de lesões.

 

E, o mais importante é sempre ter o acompanhamento de um profissional qualificado! Ele montará o seu treino de acordo com sua resistência e principalmente com suas necessidades.

 

Benefícios do trenamento HIIT!

fitness 1 - Treino Hiit, corpo definido em 30 minutos.

Como qualquer atividade física, esse método trás diversos benefícios a nossa saúde, que de fato irão mudar o contexto de nossas vidas.

 

E, por ter tanta importância, decidimos enumerar os principais benefícios desse método de treinamento, com o intuito de te motivar a começar a praticar esse tipo de treinamento.

 

Melhora seu sistema respiratório: Com a prática frequente desse tipo de treinamento, seu corpo irá aumentar a capacidade de absorver oxigênio, para não deixar faltar oxigenação para os órgãos que serão exigido nos períodos de treinamentos.

 

Acelera seu metabolismo: Como já mencionamos acima, esse tipo de treinamento é um dos mais efetivos quando se trata de acelerar o metabolismo. Isso, porque esse método chega a queimar 50% mais calorias que um cardio normal.

 

Melhora sua resistência: Com a prática com bastante frequência desse método, seu corpo irá adquirir mais resistência para enfrentar sua rotina diária e principalmente nos treinamentos.

 

Versátil: É um dos tipos de treinamento mais versáteis que temos atualmente! Por não precisar de quase nenhum tipo de aparelho, assim sendo sua prática muito fácil e em diversos lugares diferente.

 

É rápido:

Nos dias de hoje ter tempo é uma coisa extremamente difícil! Trabalhar, estudar, cuidar da família e ainda achar tempo para praticar uma atividade física é muito cansativo.

 

Um dos principais benefícios do método HIIT de treinamento é, que só exigirá no máxima 30 minutos em 3 dias da sua semana, com uma eficiência muito grande.

 

Portanto, se você tem um tempo muito curto para se exercitar, esse é o tipo de treinamento ideal para você.

 

Aumenta a produção de GH: O aumento desse hormônio beneficia muito o aumento de massa muscular e, consequentemente a redução de gordura corporal.

 

Conclusão:

Agora que você conhece tudo que envolve esse método de treinamento, qual é sua desculpa para começar a praticar esse método? Ou tem alguma coisa mais importante que sua saúde?

 

Com a prática de atividade, você não estará apenas melhorando sua saúde, más será exemplo para todos os que estão ao seu redor!

 

Procure sempre manter uma rotina de treinamento! Uma alimentação saudável é muito importante também! Por isso, procure a orientação de profissionais para ter uma dieta balanceada e uma rotina de treinamento bem equilibrada.

 

Rodrigo Paixão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *