0

Whey Protein: Como tomar? E quais são os seus benefícios.

whey protein 300x200 - Whey Protein: Como tomar? E quais são os seus benefícios.

Whey protein como tomar? Você realmente saber como tomar essa proteína? E o que necessário fazer para obter o máximo desempenho dela? Afinal, do que é feito o essa proteína de alto valor biológico? Quantos tipos de whey existem no mercado e qual é o melhor para o seus objetivo? Nesse artigo iremos esclarecer essas e outras diversas dúvidas suas!

 

 

O que é whey protein?

O whey prtein nada mais é, do que a proteína do soro do leite! Essa proteína é obtida através do processo de fabricação do queijo, e requer uma quantidade enorme de leite para fazer apenas 1 quilo dessa proteína, cerca de 2 mil litros de leite.

 

Essa proteína, contém aminoácidos essências ao nosso organismo como, Bcaa, glutamina, arginina, leucina, isoleucina e valina. Afinal, o nosso organismo não produz esses aminoácidos tão importante para o funcionamento adequado do nosso corpo e a manutenção da nossa saúde, tornando assim, o whey protein uma proteína de auto valor biológico.

 

A princípio, esses aminoácidos exercem funções muito importantes em nosso organismo, e são indispensáveis para pessoas que praticam qualquer tipo de atividade física, porque eles regeneram e fortalecem os tecidos musculares, auxiliam em funções básicas do nosso corpo, ajudam a controlar o stress, estabilizam os níveis de colesterol e açúcar no sangue, estabiliza as funções dos rins, coração e cérebro, aumenta a imunidade e até fortalece cabelos e unhas.

 

Praticantes de musculação tem uma alimentação rica em aminoácidos, pois melhoram o seu desempenho, aumento de resistência, aumentam a capacidade do organismo para absorve mais proteínas, aumento de massa magra, aceleram a queima de gordura e aceleram a recuperação muscular.

 

 

Quantos tipos de whey  existem no mercado

Existem três tipos dessa proteína atualmente que são, whey protein concentrado, whey protein hidrolisado e o whey protein isolado. Más, a unica coisa que os diferenciam, é o processo de produção que cada um passa.

 

Por exemplo, o whey protein concentrado, é o que passa pelo processo de filtragem mais simples dos três, permanecendo em sua composição gorduras, lactose, minerais e uma quantidade de carboidratos maior que os outros 2. Contudo, é o de preço mais acessível e uma ótima opção de proteína para quem quer ganhar massa muscular.

 

Uma das grandes vantagens do whey concentrado, é que pode ser tomado a qualquer momento do seu dia, por ter uma absorção mais lentos do que os outros.

 

Já o whey protein isolado, passa por um processo muito rígido e mais longo de filtração, em outras palavras, ficando quase 100% puro! Esse processo de filtração ao qual esse tipo de whey é submetido, elimina praticamente toda a gorduras, os carboidratos e a lactose existente no soro do leite

 

O fato é que, o whey isolado tem em sua composição todos os tipos de aminoácidos de que o nosso corpo necessita! Tornando-o assim uma proteína considera completa. Contudo, ainda está presente em sua composição os “BCAAS” aminoácidos de cadeia ramificada, que aumentam a síntese proteica, além de melhorar a recuperação dos músculos após o treino.

 

 

Whey protein hidrolisado

gold standard whey 300x225 - Whey Protein: Como tomar? E quais são os seus benefícios.

O whey hidrolisado, certamente, é a forma mais pura dessa proteína que existe atualmente. O processo de filtragem é ainda mais rígida e duradoura do que o whey isolado.

 

Além de um rigoroso processo de filtragem, ele ainda passa por um processo chamado (hidrolise) que quebra as moléculas das proteínas em partículas ainda menores, tornando ainda mais rápida a absorção dessa proteína pelo nosso organismo.

 

O whey hidrolisado é excelente no pós treino, por ser absorvido tão rapidamente pelo nosso organismo, potencializando assim seus resultados. Porem, ele é a forma mais cara da proteína do soro do leite que existe atualmente no mercado.

 

O whey hidrolisado é totalmente livres de gorduras, carboidratos e lactose, podendo assim, ser consumido por pessoas que tem tolerância a lactose. Além disso, eles é ideal para pessoas que tenham dificuldades em absorve proteínas e atletas que treinem em curtos espaços de tempo.

 

 

Benefícios de consumir whey protein

O whey pode ser encontrado facilmente em qualquer farmácia do seu bairro. Porém, é de suma importância você ter o acompanhamento de um profissional qualificado, com intuito de preservar sempre a sua saúde.

 

Porém, pessoa que fazem o uso consciente e com acompanhamento, adquirem benefícios com o consumo dessa proteíta que se tornou tão popular entre praticantes de atividades físicas de todos os tipos.

 

Por exemplo, praticantes de musculação fazem o uso dessa proteína para diversos fins como, aumento de massa magra “músculos”, recuperação do tecido muscular no pós treino, aumento de performance, diminui a catabolismo ( perda de massa magra) entre outros benefícios.

 

Essa proteína a muito tempo, está sendo alvo de diversos estudos mundo a fora, que afirmam que ela previne, controla e até alivia sintomas de diversas doenças, como:

 

O HIV, porque ele fortalece o nosso sistema imunológico e ainda ajuda na manutenção e ganho de massa magra.

A osteoporose, por aumentar a densidade óssea, fortalecendo toda a estrutura do esqueleto.

Ajuda a controlar a pressão arterial, pois ele atua como um ECA ( medicamento para reduzir a pressão arterial), além de dilatar o vasos sanguíneos.

Ajuda no controle da Asma, pois fortalece o nosso sistema imunológico.

 

 

Contra indicações

Problemas renais: pessoas com qualquer tipo de doenças renais devem evitar o consumo dessa proteínas, pois, pequenas doses de whey protein contém cerca de 15 a 30 gramas de proteínas, exigindo muito dos rins, podendo agravar os problemas renais.

 

Lembrando que você consome diversos alimentos que contém proteínas e nutriente durante o dia e, o ideal para um adulto saudável,ou seja, sem problemas renais, é cerca de 1 a 1,4 gramas de proteínas por quilo.

 

Osteoporose: Se você faz o uso excessivo de whey protein e foi diagnosticado recentemente com osteoporose, ele pode ser o vilão sim desse problema. Pois, o excesso de proteína no nosso organismo, pode aumentar a acidez do sangue, fazendo que o nosso organismo elime cálcio dos ossos e outros diversos nutrientes do nosso corpo, para equilibra o PH do sangue.

 

Artrite: Pessoas com pré-disposição genética para ter artrite ou até mesmo a gota, deve evitar a todo custo o consumo dessa proteína em sua alimentação diária. Afinal, o consumo em excesso dessa proteína pode aumentar a acidez do sangue, forçando a aparecimento desse doença em pessoa com pré-disposição a elas.

 

Pessoas com tolerância a lactose: pessoas com tolerância a lactose devem evitar o consumo dessa na proteína, apenas no forma de whey potein concentrado, pois existe a presença de lactose em sua composição, podendo causar diversos desconfortos como, má digestão, cólicas, gases e principalmente má digestão.

 

Contudo, pessoas com esse problema, podem optar pelo uso do whey isolado ou hidrolisado, porque não possuem lactose em sua composição.

 

 

Qual é a melhor forma e horário para tomar whey protein

whey 300x137 - Whey Protein: Como tomar? E quais são os seus benefícios.

Esse, certamente é um dos assunto que mais causam discussão em torna dessa proteína. Uns afirmam que o melhor horário é pela manhã, outros nos pré treino e outros no pós treino. Portanto, iremos esclarecer os três pontos sobre como tomar essa proteína! Leia e tire suas dúvidas, e escolha o horário que faça mais sentido para você. Afinal, cada organismo tem suas particularidades.

 

 

Benefícios do whey pela manhã

Estudo afirmam! Quando consumimos uma proteína dessa qualidade pela manhã, nos sentimos mais saciados durantes o resto do dia, diminuindo consideravelmente os picos de glicose no nosso organismo após as outras refeições do dia.

 

O fato é que, depois de 8 horas de sono seu corpo precisa de uma excelente fonte de proteína, carboidrato ou até mesmo de uma fonte de gordura boa. Cerca de 90% dos fisiculturistas profissionais no mundo todo, consomem mingau de aveia enriquecido com whey protein como primeira refeição do dia.

 

 

Benefícios do Whey no pré treino

Consumir whey protein antes de ir treinar, certamente irá garantir o aporte de proteínas e principalmente BCAA’S que o seu corpo necessitará durante o a período de treinamento. Ele também irá garantir a quantidade que você precisar de energia para realizar um treino com bastante eficiência.

 

E os benefícios não param por ai não, porque com um aporte considerável de proteína em esse seu organismo, os músculos começaram a fazer o processo regenerativo, evitando assim o catabolismo.

 

 

Benefícios do whey no pós treino

Para que o nosso organismo absorva as proteínas do whey protein com mais eficiência, é necessário níveis altos de glicose em nosso organismo. E é no pós treino que esses níveis ficam mais alto em nosso corpo, potencializando a absorção dessa proteína.

 

No pós treino, ele também promoverá a recuperação dos músculos com mais rapidez, e garantirá também o crescimento dos mesmos. Além disso, evitará que o organismo busque as proteínas presentes nos músculos, para usar como fonte de energia, evitando assim o catabolismo muscular.

 

 

Conclusão

Depois de ver todas essas informações sobre essa famosa proteína, você pode tirar suas conclusões, escolher o melhor tipo de whey para o seu objetivo em especifico, consumir a proteína no horário que mais te agradar, da forma que você acha que fará mais sentido e, de fato, ver o resultados que tanto deseja em seu corpo.

 

Lembrando que, é necessário sempre ter o acompanhamento médico, de um nutricionista e de um profissional de educação física, com o intuito de sempre preserva sua saúde e sua integridade física.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rodrigo Paixão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *